11 98218-6224 16 98813-0121 contato@gbfreguesiadoo.com.br

Defesa pessoal para mulheres: como o Jiu-jitsu pode ajudá-la a se defender no seu dia a dia

Defesa pessoal para mulheres: mais uma vez a Gracie Barra Freguesia do Ó traz para você um pouco sobre os benefícios do Jiu-jitsu para o seu dia a dia. Desta vez, próximo do Dia Internacional da Mulher falaremos um pouco sobre a possibilidade de você aprender um pouco mais sobre o que a arte suave tem para contribuir com a defesa pessoal para mulheres.

Não há dúvidas quanto à violência presente no dia a dia de qualquer cidade atualmente. Em particular os números de violência contra a mulher apenas aumentam e o simples fato de andar pelas ruas sozinha é causa de insegurança para muitas mulheres. À noite, principalmente, é um grande motivador do medo e da insegurança.

Em muitas das vezes as mulheres são vítimas preferenciais de pequenos assaltos entre outros tantos tipos de agressões. Para exercer sua independência a mulher deve também se preocupar com as questões relativas à violência e pensar sobre a possibilidade de aprender alguma técnicas de defesa pessoal. Você certamente já pensou a respeito disso.

A idéia de que aprender uma modalidade marcial é apenas para o universo masculino tem diminuído a cada dia, e por isso o número de mulheres que busca aprender uma arte marcial para a defesa pessoal tem aumentado como vemos, inclusive, em nossa escola.

Como o Jiu-Jitsu pode ajudar na defesa pessoal?

O Jiu-Jitsu Brasileiro nasceu a partir da defesa pessoal. O princípio que o Grande Mestre Carlos Gracie, criador do Jiu-jitsu seguiu, foi a adaptação do Judô para uma luta que utilizava o princípio de alavancas e que assim possibilitava que o oponente mais fraco pudesse neutralizar um agressor fisicamente mais forte.

Utilizando-se do princípio de alavancas as técnicas de Jiu-Jitsu possibilitam que não seja decisivo o “tamanho” do agressor e isso faz com que o Jiu-jitsu seja uma ferramenta ideal para a defesa pessoal feminina. O agressor fisicamente mais forte, via de regra, não espera ser imobilizado por alguém de menor estatura, ou mesmo que haja qualquer reação

O que o Jiu-Jitsu pode ensinar para a defesa pessoal para mulheres?

Basicamente toda a movimentação e técnicas praticadas no Jiu-Jitsu podem ser aplicados em defesa pessoal. É importante entender que mesmo reconhecido como uma “luta de chão” onde as técnicas são em grande parte utilizadas com os lutadores no solo muito do que é praticado também por ser utilizado em pé.

Jiu-Jitsu Feminino
Agende uma aula gratuita

Algumas situações de risco a que as mulheres estão expostas e que o Jiu-Jitsu pode ser decisivo:

• situação de agarramento: a proximidade física possibilita uma série de contragolpes e quedas no agressor.
  • situações em que o agressor busca estrangular ou sufocar
  • situações que envolvam tapas ou mesmo socos

Além de aprender a se defender em diversas situações de risco, durante as aulas de Jiu-Jitsu também se aprende a buscar a melhor solução para o problema mesmo estando sob forte pressão. A calma desenvolvida com os treinos em tatame auxiliam o raciocínio, que se deve ter em situações de grande pressão ou estresse, para que a mulher possa buscar uma saída para a situação de agressão em que se encontra.

Poderíamos falar de muitos outros benefícios proporcionados pela prática da arte suave como o desenvolvimento da autoconfiança e fortalecimento da autoestima, além de contribuir e muito para a consciência e desenvolvimento corporal.

Na prática significa diminuir medidas e a definição do corpo, principalmente dos braços, abdômen, pernas e quadril. Além disso contribui com a flexibilidade, coordenação motora e os reflexos, que tendem a melhorar consideravelmente com os meses de treino.

Por ser uma arte marcial que exige forte disciplina e autocontrole, naturalmente desenvolve-se uma boa gestão emocional.

Na Gracie Barra Freguesia do Ó acreditamos no respeito e companheirismo como valores no tatame mas se ainda assim você preferir temos turmas específicas para mulheres. Que tal agendar uma aula experimental e entender como funciona o mundo do Jiu-Jitsu? Faça parte de um time que cresce a cada dia.

Publicado em 17 de fevereiro de 2020 por

WhatsApp Fale conosco